Filme: À Procura da Felicidade

Resumo

“À procura da felicidade” (The Pursuit of Happyness) é um filme emocionante e sensacional.

Baseado numa história verídica, o filme apresenta a história de um homem que estava enfrentando diversos problemas e conseguiu superá-los. Tudo o que tinha de acontecer de errado com ele, basicamente aconteceu.

O começo do filme mostra a vida de um casal. Eles têm um filho e ambos trabalham para sobreviver. Ele(Chris Gardner) é vendedor, mas infelizmente o casal investiu em um produto (equipamento odontológico – scanners ósseo) que não teve muita saída no mercado, como eles esperavam. Então, ele não conseguia vender os scanners.

Por causa dos problemas financeiros, o casal tem diversas discussões. A mulher resolve deixar o marido. Ele fica com o filho e tem a responsabilidade de sustentar e cuidar do menino. Para piorar a situação, ele perde o carro, não consegue pagar o aluguel. Ele procura um emprego numa empresa muito reconhecida, empresa de investimentos.

Justamente um dia antes da entrevista de emprego, ele é preso por não pagar as multas de trânsito e é obrigado a ficar uma noite na prisão. Como ele estava pintando a casa (o dono da casa deixou ele ficar mais uma semana nesta casa, se ele pintasse), ele ficou uma noite na prisão e todo sujo de tinta. A entrevista de emprego era no outro dia, bem de manhã. Ele saiu da prisão e foi direto para a entrevista de emprego, todo sujo.

Na entrevista, ele é criativo e sincero, usa do bom humor para contar o que houve. Os diretores da empresa aceitam ele como um “estagiário”. A proposta é que ele trabalhasse 6 meses sem receber nada, fazendo um período de estágio e avaliação.  Cris Gargen pensa em desistir de fazer este estágio, afinal, ele precisa de dinheiro para sustentar o filho.

Por fim, ele aceita o desafio, continua vendendo os últimos scanners que ainda lhe restam. Passa algumas noites no metrô com o seu filho, passa um período no abrigo, afinal, ele ficou sem moradia. No final, depois de tanto estudar e trabalhar duro no estágio, ele consegue ser efetivado na empresa, alcança um sonho e de certa forma, encontra a Felicidade. O filme termina expondo que ele monta a própria empresa e se torna um milionário.

Reflexão

O filme  aborda o “sonho americano” de alguém que está lá embaixo e através de muito trabalho ele consegue superar e crescer. É claro que, por se tratar de um filme, alguns detalhes da história real não são apresentados e por ser um filme Hollywoodiano, tem alguns exageros. Mas é um excelente filme.

Através do filme, percebemos que apesar das dificuldades, Chris não desiste de lutar, de cuidar do seu filho, de batalhar para alcançar uma vida melhor. Ao invés de ficar reclamando, murmurando e esperando algo do governo, ele vai a luta e alcança um sonho.

Eu diria que muitas pessoas se acomodam e vivem sempre na mesma. O filme vem despertar a importância do trabalho duro, da esperança, da disciplina, de manter os valores mesmo diante das dificuldades. Eu creio que muitas pessoas alcançaram uma vida melhor, devido a sua criatividade, perservarança, trabalho duro, honestidade e fé.

Aqui no Brasil, poderia citar o fundador das Casas Bahia, poderia citar como exemplo o Silvio Santos. Pessoas que não tinham praticamente nada e hoje são grandes empresários. O filme brasileiro “Os Filhos de Francisco” (Zezé Di Camargo e Luciano) também apresenta a história de uma família que melhorou de vida, depois de muita luta, esperança, perservarança e trabalho duro. Estes exemplos inspiram as pessoas a acreditar, a perservarar, a lutar, a trabalhar duro, ter disciplina.

Agora, eu não sou ingênuo de dizer que todo mundo que trabalha duro consegue se tornar um milionário, um empresário ou uma dupla sertaneja de sucesso. Entre uma história de sucesso de uma dupla sertaneja, existem centenas de duplas que seguiram o mesmo caminho, mas não obtiveram o mesmo resultado.

Existem diversas famílias que lutam duro, perservaram, mas não alcançam toda esta riqueza ou sucesso. É notável que existe uma desigualdade social violenta no mundo, que enquanto uma minoria desfruta das riquezas, a maioria passa por dificuldades e uma boa parte vive na miséria.

Entrentanto, ainda que existam todos estes problemas no mundo, creio que o caminho ainda é perservarar, ter esperança, lutar, trabalhar duro, ter fé. E se por acaso, acontecer de chegar a ser um milionário, que possa usar esta riqueza para abençoar outras pessoas.

Infelizmente, na concepção do mercado, as pessoas acreditam que para UM ganhar, todos os outros têm que perder. Esta é uma realidade. Buscando um sistema alternativo, crendo que um novo mundo é possível, creio que o caminho é quando todos vencem e ganham. Não necessariamente o outro precisa perder quando eu ganho.  Jogamos no mesmo time, somos todos humanos.

Mas, por outro lado, eu também não sou ingênuo de crer que o socialismo ou o comunismo é o caminho. A história tem demonstrado que a natureza humana é má. Um sistema “igualitário” sem a transformação do caráter humano, da natureza humana, seria uma furada, como no passado já demonstrou não funcionar. Sabemos que, enquanto muitos trabalham, muitos outros não fazem nada. E num sistema igualitário, isto persistiria, muitos iriam trabalhar duro, enquanto outros não fariam nada, e assim, todos ganhariam a mesma coisa, com os mesmos direitos.

A transformação não pode ser de fora para dentro. O problema não está somente no sistema, mas quem criou o sistema e quem alimenta este sistema: o ser humano. A transformação começa de dentro para fora. O caráter humano / a natureza humana precisa ser transformada por Deus para que haja amor a Deus e amor ao próximo. Aí sim, conseguiríamos uma sociedade justa, com harmonia, com paz, onde todos ganhariam, não somente alguns.

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: